Símbolo do Natal: Presépio é construído dentro da Igreja Matriz, em Pérola.
11/30/2017 NotíciasHoje uma equipe empenhada montou com todo o capricho um presépio dentro da Igreja Matriz, em Pérola. A montagem do presépio, tradição em várias regiões do mundo durante a época de natal, já foi realizada em anos anteriores na Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Provavelmente o ficará exposto até 6 dia 0 de janeiro, Dia dos Reis Magos.
Clara, Meirieli, Fernanda, Débora, juntas com o Padre Marcos, pároco, após a montagem do presépio.
Feito com peças que fazem referência ao momento do nascimento de Jesus Cristo, o presépio apresenta o local e os personagens bíblicos que estavam presentes neste importante momento cristão.
De acordo com fontes históricas, o primeiro “presépio”, palavra que significa na língua portuguesa, o local onde se recolhe o gado ou o estábulo, foi montado por São Francisco de Assis no Natal de 1223. O frade católico montou o presépio em argila na floresta de Greccio (comuna italiana da região do Lácio). Sua ideia era montar o presépio para explicar as pessoas mais simples o significado e como foi o nascimento de Jesus Cristo.
No século XVIII, a tradição de montar o presépio, dentro das casas das famílias, se popularizou pela Europa e, logo em seguida, por outras regiões do mundo. “Essa tradição sela o acontecimento da Galileia e Jerusalém, marcando toda a caminhada de Maria até quando Jesus começa suas atividades missionarias”.
A história conta desde o anúncio do anjo; o encontro de Maria com sua prima Izabel; João Batista e a preparação para o novo rei; o povo esperando um libertador, que os livrasse de Herodes; a chegada dos reis magos Melquior, Baltazar e Gaspar de várias partes do mundo, trazendo o que há de mais sagrado: ouro, incenso e mirra; animais na estrabaria, significando que o salvador não encontrou um lugar no centro de Jerusalém e nasceu pobre e humilde, mas naquela pobreza estava a maior riqueza do mundo, esta que ninguém poderia imaginar
Peças do presépio
Virgem Maria (mãe de Jesus Cristo)
José (pai de Jesus Cristo)
Manjedoura com palhas em um curral, local que receberá posteriormente a imagem do menino Jesus. Foi usado um feno natural para ilustrar o presépio.
Animais (os que estão à beira do curral, representam a simplicidade do local onde Jesus nasceu)
Anjo (responsável por anunciar a chegada de Jesus)
Estrela de Belém (orientou os reis Magos quando Jesus nasceu)
Pastores (representam a simplicidade das pessoas do local em que Jesus nasceu)
Reis Magos (Melquior, Baltazar e Gaspar)
Outros elementos foram utilizadas no presépio da Igreja Matriz, para ornamentar e enriquecer aquilo que remete à natureza, como alguns pássaros, etc. O menino Jesus virá depois, durante a celebração do Natal. O presépio estará exposto próximo ao presbitério para que todos vejam.