A Paróquia

História da paróquia

Inicio da vida de Fé:

No início, os fiéis não tinham como participar de missas, pois ainda não eram celebradas em Pérola. As famílias reuniam-se nas casas e rezavam o terço.

Com a construção do Grupo Escolar Dona Pérola Byngton, realizou-se a primeira missa, em 26 de agosto de 1957, ficando assim oficialmente gravado o marco de Fé.

Na celebração da missa de 13 de maio de 1961, pelo Frei Onorato, foi escolhida Nossa Senhora de Fátima como Padroeira de Pérola.

Neste mesmo ano, foi escolhida uma comissão de festa e foi indicado o senhor Santin Cavalaro como presidente, cuja tarefa seria a construção da capela que deveria estar pronta em setembro.

Com as Graças de Deus e o esforço do povo, deu tudo certo. Embora faltando o piso, foi realizada, em 4 de setembro, a primeira Crisma, celebrada por Dom Eliseu Simões Mendes, Bispo de Campo Mourão.

 

Criação da Paróquia

O desenvolvimento da região exigiu a criação de uma nova paróquia.

Isso aconteceu em 29 de junho de 1963, pelo Decreto № 18 quando o então Bispo de Campo Mourão, Dom Elizeu Simões Mendes, elevou a igreja local à categoria de Matriz Paroquial, com todos os direitos e prerrogativas que competem às igrejas paroquiais,e nomeou o seu primeiro Pároco, Pe. Armando Philippe, dos “Padres de São Tiago”. A posse se deu aos 13 dias de agosto do mesmo ano.

No ano de 1964 chegaram as primeiras Irmãs francesas da Congregação de São Carlos de Lyon, Irmã Maria Carlacci-(Miguel), Irmã Júlia Demos e Irmã Isabel Tirelli.

Em maio de 1965 chegou para auxiliar o  Pe. Armando, o vigário Pe. José Rello, que teve atuação de seu ministério nesta Paróquia até fevereiro de 1968.

Com a transferência do Pe. Armando, em 1967, Pe. José Daniel ficou responsável pela Paróquia, auxiliado pelo Pe. Manoel Cicquello. Eles deram início as primeiras equipes de jovens e também lecionaram francês no Colégio Nestor Victor.

Em 1968 o Pe. José foi substituído pelo Pe. João Daniel,  nomeado Pároco de Pérola.

No início do ano de 1971, no mandato do Pe. João Daniel, teve início a construção da atual Igreja Matriz.  Entre os anos de 1968 a 1972, passaram pela Paróquia como auxiliares os padres: Roberto, Arsênio e João Bretton.

Em, 1972 o Pe. João Daniel foi substituído pelo Pe. Teodoro Briend como  novo Pároco e o Pe. Arsênio voltou novamente à Paróquia de Pérola para auxiliá-lo.

A primeira metade trabalho do Pe. Teodoro foi concluir a construção da igreja. E com a graça de Deus em 1974, foi possível terminá-la. Foi inaugurada, nesse mesmo ano com a celebração da Primeira Missa no dia 12 de Maio de 1974.

 

Criação da Diocese de Umuarama

Em vista à explosão demográfica nesta grande área da região Noroeste, surgiu a Diocese de Umuarama, criada pelo Papa Paulo VI, a 12 de junho de 1973. No dia 16 de setembro do mesmo ano, Dom Geraldo Fernandes, então arcebispo de Londrina, deu posse ao primeiro Bispo da nova Diocese, Dom José Maria Maimone, que dos dias 17 a 19 de maio de 1974 fez sua primeira Visita Pastoral à Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, de Pérola.

Em 07 de junho 1977, assumiu como novo Pároco Pe. João Luís Purguy , para auxiliar Dom Pedro Urkia.

Aos 31 de janeiro de 1980, pelo decreto № 48, foi nomeado pelo Bispo Dom José Maria Maimone, o Padre diocesano José Augusto Alves como vigário cooperador da Pároquia.

No  dia 06 de abril de 1980, pelo Decreto №52, o  Bispo Dom José, nomeou Dom Pedro Urkia Pároco da Paróquia de Pérola e o Pe. João Luís foi transferido para o Estado de Mato Grosso.

Em novembro de 1981, durante as comemorações alusivas ao décimo quinto aniversário de Pérola, foi inaugurada a Praça da Igreja Matriz, que recebeu o nome de Pe. Armando Philippe.