Comunidades

Comunidades Rurais

Comunidade Nossa Senhora Aparecida (Jereba)


Capela Nossa Senhora Aparecida

É uma das capelas mais antigas da paróquia. Situada na Estrada Jaguareté, município de Pérola, a região é conhecida como “Jereba”. Foi construída em 1968 e após 34 anos de existência apresentando problemas na parte física, foi demolida. Com a mesma madeira, telha e outros materiais ergueram-se no mesmo local uma capela menor, suficiente para acolher uma comunidade mais reduzida, pois diminuiu o numero de famílias que participam ativamente das celebrações. A nova capela foi entregue à comunidade em abril de 2003.

Em seu início de caminhada em 1970, tinham 5 equipes de casais. O senhor José Paveri foi o primeiro MECEP (Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística e da Palavra).

Comunidade São Mateus


Capela São Mateus

A comunidade São Mateus foi criada em 1969 e abrange uma área bem extensa. Inicia-se no perímetro urbano (sul) e integra as estradas vicinais: Gabiroba, Pitanga, Goiaba, Morango, Safira e Jurema. Em 1977 a comunidade decidiu construir a capela no terreno cedido pelo senhor José Volpato. No mesmo ano o Pe. João Luís Purguey celebrou a primeira missa.

Lembremos que antes da construção da capela, a comunidade já havia indicado o senhor Pedro Lopes Vieira para ministro. Sua vestidura aconteceu em 1974, passando para a história da comunidade como primeiro ministro.

Comunidade Nossa Senhora de Aparecida (Corcovado)


Capela Nossa Senhora de Aparecida

A comunidade começou a se organizar em 1970, imbuída de entusiasmo e de muita fé. A comunidade construiu a capela em 1972. O primeiro Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística e da Palavra foi Francisco Porto. Hoje a comunidade, bastante populosa, conta com uma nova capela.

Comunidade Corpo de Cristo (Três Vendas)


Capela Corpus Christi

No ano de 1970, foram iniciadas as equipes de casais. Usavam a escola existente para celebrar o culto e aos poucos a comunidade foi se organizando. Em 1973 construiu-se uma capela de madeira. Nessa época era grande o número de famílias nesta comunidade.

Em 1987, ergueu-se a nova capela em alvenaria. Em razão ao êxodo rural, hoje a comunidade tem dois ministros o senhor Antônio Toscano e Dona Maria Helena dos Santos.

Localizada no povoado conhecido como Três Vendas, a 10 km da cidade de Pérola.

Comunidade Santa Luzia (Andirá)


Capela Santa Luzia

A comunidade está situada na região conhecida como Andirá, a capela fica a beira da rodovia, na estrada entre Pérola a Cafezal do Sul.

Foi fundada no ano de 1972 e iniciou sua caminhada com duas equipes de casais. O Senhor Antonio Petek foi um dos pioneiros, como também o 1º ministro da comunidade. Até o ano de 1981 as celebrações da missa ou culto eram realizadas na escola ou no bosque (campal). No ano de 1982, foi construída a capela. Até essa época a comunidade tinha aproximadamente 50 famílias. Hoje, conta com um número reduzido de famílias.

Comunidade São Henrique


Capela Nossa Senhora de Fátima

A Comunidade Nossa Senhora de Fátima, também conhecido na localizada como “Comunidade São Henrique”, começou a organizar-se a partir de 1972, formando as primeiras equipes de casais. Como não tinham capela, utilizavam a escola existente para celebrar o culto. Mais tarde, a comunidade construiu um salão que foi utilizado para celebrar a missa e graças a união da comunidade, em 1978, foi construída a capela. Surgiu o primeiro ministro da comunidade o senhor Roberto Savi.

Comunidade São José (Gávea)


Capela São José

Situada na Estrada Gávea, a comunidade nasceu em 27 de março de 1972, contava com 7 grupos de Reflexão. O primeiro MECEPS foi o Senhor Wenceslau Raquel. Hoje a comunidade caminha firme e sólida, conta com agentes de pastorais, catequese e um Diácono Permanente.

Comunidade Nossa Senhora do Rocio (Xapé)


Capela Nossa Senhora do Rocio

Em 1973, iniciou-se a caminhada da comunidade com dois grupos de casais. “Comunidade Xapé”, como é mais conhecida a região, está localizada na divisa com o Município de Xambrê, sua Capela está localizada à beira da Estrada Aimoré. Comunidade formada por famílias dos dois municípios. Daí o nome de “Xapé”, Xa-Xambre, Pé-Pérola.

A capela atual foi construída em 1986, na propriedade do senhor Augusto Peczek.

Comunidade Nossa Senhora do Rosário (Graúna)


Capela Nossa Senhora do Rosário

A Comunidade Nossa Senhora do Rosário – mais conhecida como Graúna – sua Capela Fica estrada Guaporé, entre Pérola e Pindorama. Foi criada em 1973. As missas, até construirem a capela, foram celebradas nas casas do senhor Manoel Francisco Molgado e do Senhor Manoel Peixe, pelo Padre João Daniel. No ano de 1976, a comunidade teve o seu primeiro ministro o senhor Manoel Francisco Molgado. Em 1985, a comunidade construiu a capela no terreno cedido pelo senhor Manoel Peixe.

Comunidade Sagrado Coração de Jesus (Pindorama)


Capela Sagrado Coração de Jesus

A capela da Comunidade Sagrado Coração de Jesus está situada no município de Xambrê, mas pertence à Paróquia Nossa Senhora de Fátima, de Pérola.

Uma comunidade com alguns agentes de pastorais, tem como MECEP atual, à alguns anos, o senhor José Florentino Natário. O coordenador da CEB, senhor Nilson Marques costa.

Comunidade São Pedro


Capela São Pedro

A comunidade São Pedro iniciou sua caminhada em 1970. Não possuía capela e as missas eram celebradas em um salão que ficava na propriedade do senhor Jordão. Em 1976, foi indicado para ministro da comunidade o senhor Domingos de Mattos. Em setembro de 1969, a capela da estrada Porongo foi desativada e demolida. Seu material foi doado para a  comunidade São Pedro. No início de 1970, a capela foi inaugurada com a celebração Eucarística presidida pelo Pároco Pe. Francisco Maior Sequeira.

Comunidades Urbanas

Comunidade Nossa Senhora de Lourdes e São João Evangelista


Igreja Nossa Senhora de Lourdes e São João Evangelista

A história dessa comunidade está ligada a história da comunidade São João da qual foi desmembrada em dezembro de 2001.

Com a reorganização das comunidades da cidade, no final do ano de 1975, a comunidade, que era uma só, recebeu o nome de São João. As equipes de casais já funcionavam desde 1970, sendo seu primeiro ministro o Senhor Orlando Biaca. Em 1981, por iniciativa do Pároco. Dom Pedro Urkia, e colaboração da comunidade, foi construída a capela, sendo no momento a única no setor urbano. No mesmo ano Dom Pedro celebra a primeira missa.

No final do ano de 2001, o Pároco na época Pe. João Mendes Pereira Filho, fez nova reorganização das comunidades da cidade. A comunidade São João, pelo seu grande número de famílias e área de abrangência foi dividida, criando a nova comunidade no setor onde está situada a capela. Por isso recebeu o nome da padroeira da capela, Nossa Senhora de Lourdes.

Comunidade São Paulo

Coordenador: Aldo Nunes dos Reis

Comunidade São José

Coordenadores: Dorival Pereira da Silva e Sonia Aparecida Miqueline Jacomeli Silva

Comunidade São Marcos

Coordenador: Ariosvaldo Prosdócimo

Comunidade São João Evangelista

Coordenadora: Marli Aparecida Sposito Modena

Comunidade Nossa Senhora de Lourdes

Coordenadores: Carlos Scalco e Adriana Gabarrão

Comunidade Nossa Senhora de Fátima

Coordenadores: Cleverson Aparecido Azedo e Meirieli Cristina Azedo