Quarta-feira de Cinzas com três Missas na Paróquia

Na próxima quarta-feira (02 de março) a Igreja celebra a Missa de Quarta-feira de Cinzas, gesto de imposição das cinzas como sinal de penitência, no sentido de conversão que marca o início da Quaresma, período no qual é recomendo a prática da oração, penitência e jejum, momento de reflexão em preparação para Páscoa do Senhor.

Na Paróquia haverão três celebrações:

Às 15h na Igreja Matriz

Às 20h no Sertão de São José

Às 20h na Igreja Nossa Senhora de Lourdes e São João Evangelista.

 

Rito Imposição das Cinzas

Durante a celebração após a Liturgia da Palavra, em que se proclama o trecho do Evangelho em que Cristo recomenda a oração, o jejum e a esmola como exercícios de conversão (Cf. Mt 6,1-18), é feito o rito da benção e imposição das cinzas, que são preparadas com os ramos que foram abençoados no Domingo de ramos do ano anterior, como sinal de penitência, no sentido de conversão. A conversão consiste, sobretudo, no reconhecimento de nossa condição de criaturas limitadas, mortais e pecadoras.

No gesto de imposição das cinzas sobre a cabeça das pessoas, o sacerdote ou o ministro diz: “Convertei-vos e crede no Evangelho”. A conversão consiste em crer no Evangelho. Crer é aderir a ele, viver segundo os ensinamentos do Senhor Jesus. Pode-se usar também a fórmula tradicional: “Lembra-te que és pó e ao pó hás de voltar”. Numa das orações de bênção das cinzas se diz: “Reconhecendo que somos pó e que ao pó voltaremos, consigamos, pela observância da Quaresma, obter o perdão dos pecados e viver uma vida nova, à semelhança do Cristo ressuscitado”.