Milagre da Partilha: Pastoral Social vem atendendo várias famílias em Pérola

A Pastoral Social, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, de Pérola, busca promover o bem estar das famílias mais necessitadas da cidade. Busca responder com compaixão o apelo de Jesus Cristo. São várias as famílias atendida.

IMG 5011

Na bíblia (Mt 9, 35-38) vemos um resumo da atividade de Jesus, ele “percorria todas as cidades e aldeias”. No caminho, encontrava as “multidões cansadas e abatidas, como ovelhas sem pastor”. Diante delas, Jesus sentia “compaixão”.  A nossa Paróquia, com a Pastoral Social vem trabalhar essa dimensão sócio-transformadora.

Com o desemprego em alta no Pais, falta de oportunidades, em nossa cidade também há pessoas que necessitam do básico, dentre outras necessidades. Dentro da dimensão sócio-transformadora, é função da Pastoral Social procurar respostas para esse tipo de situação. Hoje a a pastoral acompanha e atende muitas famílias, com cesta básica, móveis, dentre outras necessidades. São pessoas católicas, evangélicas e outras sem religião, a Igreja Católica acolhe a todos na sua necessidade, sem distinção.

Dentre essas ajudas, talvez o mais importante seja a formação, pois a Pastoral, uma vez por mês, reúne essas famílias no sábado de manhã, para uma formação, com a presença de uma assistente social, psicóloga, educadores (pois há crianças que participam com seus pais), padre. Todos estão diretamente envolvidas com o Projeto. A Pastoral Social vem concretizar em ações sociais e específicas à solicitude da Igreja diante de situações reais de marginalização.

A CNBB trata o assunto com preocupação: “Em cada momento e em cada local, é preciso iniciar um processo em que o maior número de pessoas se envolvam na busca de soluções concretas. A partir da conscientização, da organização e da mobilização, abrem-se caminhos alternativos. O importante é chamar a atenção da Igreja e da sociedade para esse quadro de injustiças cada vez mais grave. Importante também, como veremos adiante, envolver o maior número de atores sociais e de parceiros na luta pela transformação social.

Através dos seus agentes, a Pastoral busca superar dicotomias e integrar em suas atividades a fé e o compromisso social, a oração e a ação, a religião e a prática do dia a dia. A comunidade católica de um modo geral, colabora fazendo a oferta de alimentos e outras necessidades, a “Graça da Partilha” que atende àqueles que necessitam.

IMG 6430

Alimentos ofertados por fiéis durante as missas, para a Pastoral Social.

Que em 2020 Deus toque no coração das pessoas, para ajudar a Pastoral e a Igreja, ajudar ao próximo. Quem queira fazer parte da Pastoral Social, procure a secretaria paroquial e se informe.

 

________________________

Reginaldo Rodrigues – Assessor de Comunicação da Paróquia