Hoje haverá três “Missas de Cinzas” na paróquia com início do tempo quaresmal e Campanha da Fraternidade
03/06/2019 NotíciasMissa de Cinzas
Nesta quarta-feira (06 de março) inicia o tempo quaresmal, um tempo de penitência e oração mais intensa. Hoje haverá três missas na paróquia: às 15h na Igreja Matriz; às 20h, na Igreja Matriz; às 20h na Igreja Nossa Senhora de Lourdes e São João. Uma missa instituída na igreja há muito tempo, marca um tempo de penitência e oração em comunhão com a igreja do Brasil e do mundo.
As cinzas bentas – produzidas a partir dos ramos do “Domingo de Ramos” do ano passado – são colocadas sobre as cabeças dos fiéis, os fazem lembrar que iremos morrer, que somos pó e ao pó da terra voltaremos (cf. Gn 3, 19), para que nosso corpo seja refeito por Deus de maneira gloriosa, para não mais perecer.
Campanha da Fraternidade
Junto com a Quaresma, inicia também a Campanha da Fraternidade. O tema deste ano é fraternidade e políticas públicas e o lema, “Serás libertado pelo direito e pela justiça”.
A abertura da Campanha da Fraternidade marca o início da Quaresma, período de 40 dias que separam o Carnaval e a Páscoa, durante o qual fiéis de igrejas cristãs – como Católica (especialmente), Ortodoxa, Anglicana e Luterana – fazem penitências, orações e reflexões. O período também é marcado como tempo de conversão de não cristãos em seguidores de Jesus Cristo.
Durante a Campanha da Fraternidade, desenvolvida no período quaresmal, a Igreja Católica buscará neste ano chamar a atenção dos fiéis a temas das políticas públicas, “ações e programas desenvolvidos pelo Estado para garantir e colocar em prática direitos que são previstos na Constituição Federal e em outras leis”.
“Nesta CF 2019, a Igreja no Brasil pretende estimular a participação dos cristãos em políticas públicas, à luz da palavra de Deus e da doutrina social para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais da fraternidade”, diz a CNBB. “Em 2019, a Conferência convida todos a percorrer o caminho da participação na formulação, avaliação e controle social das políticas públicas em todos os níveis como forma de melhorar a qualidade dos serviços prestados ao povo brasileiro”, conclui. [fonte CNBB]