Gostaria de fazer parte da Pastoral da Criança?

Você gostaria de fazer parte da Pastoral da Criança? Domingo, dia 15, terá formação em Pérola para pessoas que queiram participar da Pastoral. Inicia às 8h30 no Salão João Paulo II. Embora esteja à frente da Pastoral, pessoas ligada Igreja Católica, ela é ecumênica. Aceita como membro – e também atende –  pessoas ligadas a outras religiões, ou credo.

Gostaria de fazer parte da Pastoral da Criança? 4

A formação para novos agentes, está aberta a quem queira participar e servir na pastoral. Os requisitos são: disposição e amor ao próximo. A Pastoral trabalha com as famílias, com foco no cuidado com a gestante e crianças de 0 a 6 anos, garantindo condições básicas e prevenções de doenças que geralmente podem se desenvolver na vida adulta. A formação será ministrada pela coordenadora diocesana da Pastoral, Maria Alves Benevenutto.

Gostaria de fazer parte da Pastoral da Criança? 5

Foto: capacitação de novos coordenadores paroquiais em Perobal PR

O “lider”, ou agente da pastoral, é voluntário, contribui com a pastoral de acordo com o seu tempo. Paula Cristina Toth é coordenadora da Pastoral. Interessados, podem entrar em contato com a Paula através do telefone: (44) 9.9734-6801

Gostaria de fazer parte da Pastoral da Criança? 6

Foto: agentes da Pastoral fazendo a multimistura

 

A PASTORAL DA CRIANÇA

A Pastoral da Criança, organismo de ação social da CNBB, alicerça sua atuação na organização da comunidade e na capacitação de líderes voluntários que ali vivem e assumem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas em ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania tendo como objetivo o “desenvolvimento integral das crianças, promovendo, em função delas, também suas famílias e comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político” (Artigo 2º do Estatuto).

Visão

Trabalhamos por um mundo sem mortes materno-infantis evitáveis e onde todas as crianças, mesmo as mais vulneráveis, viverão num ambiente favorável ao seu desenvolvimento” (Cf. Isaías capítulo 65, a partir do versículo 16).

Missão

“Para que todas as crianças tenham vida em abundância” (Cf. Jo 10, 10).

A missão da Pastoral da Criança é promover o desenvolvimento das crianças, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, do ventre materno aos seis anos, por meio de orientações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania, fundamentadas na mística cristã que une fé e vida, contribuindo para que suas famílias e comunidades realizem sua própria transformação.

Crenças

• Partilha e Solidariedade.
• Deus se revela preferencialmente aos pobres.
• Fé é Vida: vivenciar a fé, por meio de ações concretas na comunidade.
• A glória de Deus é a vida.

Valores

• Adesão à missão da Pastoral da Criança.
• Ética (transparência, honestidade, justiça, equidade).
• Simplicidade.
• Não discriminação.
• Compromisso com os resultados.
• Perseverança.
• Valorização das crianças, gestantes e das famílias.
• Alegria em servir.
• Multiplicar o saber.
• Ir ao encontro, buscar proximidade.

Fundação

Fundada em 1983, na cidade de Florestópolis, Paraná, pela médica sanitarista e pediatra, Dra. Zilda Arns Neumann, e pelo então Arcebispo de Londrina, hoje cardeal emérito, Dom Geraldo Majella Agnelo. A Pastoral da Criança hoje se faz presente em todos os estados brasileiros e em outros 10 países da África, Ásia, América Latina e Caribe.

__________________________________

Fonte: site da Pastoral da Criança