Cada comunidade uma nova Vocação: Diáconos e Coroinhas a serviço do Reino de Deus

Os Diáconos e Coroinhas estão a serviço do Reino de Deus, participam das formações e ajudam nas celebrações que a Paróquia Nossa Senhora de Fátima realiza.

Cada comunidade uma nova Vocação: Diáconos e Coroinhas a serviço do Reino de Deus 4

Diác. Pedro, juntamente com alguns coroinhas, após manhã de formação

Na hierarquia da igreja o diácono recebe o grau da ordem. Diácono Pedrinho atua na paróquia, junto com outros 3 diáconos: Diac. Antonio e Diac. Geraldo. Os diáconos permanentes são simultaneamente pais e esposos, exerce uma profissão civil e se consagra à comunidade eclesial pelo sacramento da Ordem, sua vocação abrange vários aspectos. Destaca à eles três grandes dimensões: familiar, profissional e eclesial. Estão sempre dispostos a servir diariamente nas celebrações, auxiliam o Padre Marcos e Padre Marcio.

A atuação dos leigos ocupa um papel importante na evangelização da nossa paróquia. Na dinâmica celebrativa sempre houve um espaço reservado aos coroinhas e acólitos (nome popular dado ao coroinha que já passou da adolescência): crianças e adolescentes que, a partir de uma disponibilidade muito particular, propõem-se a ajudar nas missas e celebrações nas Igrejas e comunidades. Muitos padres, religiosos, religiosas e leigos atuantes na Igreja já foram coroinhas. Desta forma, observamos que é importantíssima a atuação desses jovens e crianças para a Igreja.

Cada comunidade uma nova Vocação: Diáconos e Coroinhas a serviço do Reino de Deus 5

Padre Marcio e Celebração Eucarística. No presbitério, ao lado do diácono e coroinha.

Neste mês missionário – outubro – e abertura da Ação Evangelizadora “Cada comunidade uma nova Vocação”, falamos muito sobre vocação e missão. Podemos pensar a vocação do diácono, coroinhas, do ministro, catequistas, como um “chamado que espera uma resposta”, são convidados à servir. Necessário aplicar à essas vocações as características bíblicas do chamado. Vocação é, antes de tudo, dom de Deus… “Antes mesmo de te formar no ventre materno, eu te conheci; antes que saísses do seio, eu te consagrei. Eu te constituí profeta para as nações” (Jr 1,4-5). É também dom para a Igreja, um bem para o vocacionado e para sua missão.

Cada comunidade uma nova Vocação: Diáconos e Coroinhas a serviço do Reino de Deus 6

 

___________________

Fonte: Reginaldo Rodrigues – Assessor de comunicação