Missa de Cinzas foi celebrada na Paróquia

Missa de Cinzas

Nesta quarta-feira (17) a Paróquia Nossa Senhora de Fátima celebrou a Missa de “Quarta-feira de Cinzas”, que foi um gesto de imposição das cinzas como sinal de penitência, no sentido de conversão que marcou o início da Quaresma, período no qual é recomendo a prática da oração, penitência e jejum, momento de reflexão em preparação para Páscoa do Senhor.

As Missas aconteceram na Igreja Matriz, 15h e 20h, também na Igreja Nossa Senhora de Lourdes e São João Evangelista, às 06h30 e 20h. Padre Marcos Antonio (pároco) e o Padre Marcio Luiz (vigário) presidiram a celebração nas duas Igrejas em Pérola.

Rito Imposição das Cinzas

Durante a celebração após a Liturgia da Palavra, em que se proclama o trecho do Evangelho em que Cristo recomenda a oração, o jejum e a esmola como exercícios de conversão (Cf. Mt 6,1-18), é feito o rito da benção e imposição das cinzas, que são preparadas com os ramos que foram abençoados no Domingo de ramos do ano anterior, como sinal de penitência, no sentido de conversão. A conversão consiste, sobretudo, no reconhecimento de nossa condição de criaturas limitadas, mortais e pecadoras.

No gesto de imposição das cinzas sobre a cabeça das pessoas, o sacerdote ou o ministro diz: “Convertei-vos e crede no Evangelho”. A conversão consiste em crer no Evangelho. Crer é aderir a ele, viver segundo os ensinamentos do Senhor Jesus. Pode-se usar também a fórmula tradicional: “Lembra-te que és pó e ao pó hás de voltar”. Numa das orações de bênção das cinzas se diz: “Reconhecendo que somos pó e que ao pó voltaremos, consigamos, pela observância da Quaresma, obter o perdão dos pecados e viver uma vida nova, à semelhança do Cristo ressuscitado”.

Agendamento com o Padre

Durante este período da Quaresma, celebrações diárias serão realizadas na Paróquia. Os padres atenderão confissões e orientação espiritual neste período. Aqueles que quiserem um a atendimento, agendar na secretaria paroquial, pessoalmente ou por telefone (44)3636-1434.

_____________

Veja fotos da Missa de Cinzas no site da Paróquia: https://site.padroeiraperola.com.br/missa-de-cinzas-igreja-matriz-15h/