Saiba porque “agosto” é o mês vocacional.

Todo ano, em agosto, a Igreja celebra o “Mês Vocacional”. Mas, você já parou para se perguntar por que temos essas comemorações no Brasil em nossas igrejas?

aa11

Coroinhas ao lado do Diácono Pedrinho, Proclamação da Palavra.

Em 1981, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em sua 19ª Assembleia Geral, instituiu agosto como o Mês Vocacional. O objetivo principal era o de conscientizar as comunidades da responsabilidade que compartilham no processo vocacional.

É por isso que cada domingo do mês de agosto é dedicado à celebração de uma determinada vocação. No primeiro, celebra-se sacerdócio e os ministérios ordenados; no segundo, o matrimônio junto à semana da Família; no terceiro, a vida consagrada, e por fim, no quarto, a vocação dos Leigos.

aa22

Padre Marcos e Padre Marcio, ao lado do bispo diocesano, Dom João Mamede.

 

QUAIS AS VOCAÇÕES EM NOSSA PARÓQUIA?

Na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Pérola, há varias vocações… os padres, os diáconos, seminaristas, os coroinhas, Ministros da Eucaristia, Catequistas, agentes de pastorais e movimentos, dentre outros que se dedicam ao Reino de Deus, em nossa comunidade.

Durante o mês de agosto a liturgia nos propõe refletir sobre estas vocações. Em cada final de semana uma celebração especial. No dia 09 a 15 de agosto a igreja celebra também a Semana Nacional da Família, com o tema: “Eu e minha casa serviremos só Senhor” (Josué 24, 15). A família é o berço das vocações.

No dia 04 de agosto, será o dia do Padre. Neste dia às 9h acontecerá também a Missa dos Santos Óleos, que será transmitida diretamente da Catedral Divino Espírito Santo, Umuarama. A Missa será presidida pelo bispo Dom João, com a presença de alguns padres da Diocese (sem a presença dos fiéis, por conta da pandemia), transmitida pelas redes sociais da Diocese e compartilhada nas redes sociais da nossa paróquia.

4a18e2b3-ecf3-4aaf-a099-11bf9c854d36